O Que é Empreendedorismo e Como Empreender?

Muitas pessoas buscam investir em um negócio, mas acabam se frustrando pouco tempo depois. Mesmo no Brasil, que é um país em ascensão no empreendedorismo, isso acontece com freqüência. Hoje vamos falar sobre o tema principal desse Blog, o Empreendedorismo. Vamos saber o que é o empreendedorismo na prática, modalidades de como ele pode ser exercido e saber sobre o que você precisa para se tornar um empreendedor de sucesso.

O QUE É

Empreendedorismo pode ser definido simplesmente pelo ato de iniciar um novo negócio ou a revitalização de uma empresa já existente, a fim de utilizar a capitalização de novas oportunidades encontradas. Um empreendedor é o individuo que possui uma empresa, negócio, ou empreendimento, e se torna o responsável por seu desenvolvimento e por transformar seu negócio em lucro.

DE ONDE SURGIU

É importante citar que a palavra Empreendedorismo veio do termo “Entrepreneur” que é uma palavra de origem francesa e era usada para denominar pessoas que incentivavam brigas, tudo isso no século XII.

Segundo o economista austríaco Joseph A. Schumpeter, o sistema capitalista tem como característica uma força que ele determina de “processo de destruição criativa”, o qual se baseia na idéia de que se deve destruir o velho para se criar o novo. Logo, um empreendedor, nessa idéia passada pelo economista Schumpeter, é nada mais nada menos que a peça principal desse processo de destruição criativa.

Com isso, podemos entender que logo de início para ser um empreendedor, uma qualidade básica é a inovação, mas aprenderemos mais dessas qualidades básicas que todo empreendedor precisa, logo abaixo.

O QUE É NECESSÁRIO PARA EMPREENDER

Antes de começar a falar do que é necessário, quero pedir para que nesse momento olhe para si mesmo. Inicie uma análise de seu comportamento, do seu gosto, etc. Agora vamos ver se você tem alguma dessas qualidades que são necessárias para começar a empreender…

  1. O empreendedor identifica oportunidades. – Sim, sabemos que uma pessoa tem o faro de empreendedor quando ela consegue identificar oportunidades que podem ser cruciais para o desenvolvimento de um negócio. O empreendedor consegue enxergar oportunidades naquele setor de mercado que está tão saturado ao mesmo tempo em que ele consegue driblar os pensamentos negativos a ponto de conseguir realizar tudo com calma e destreza.
  2. O empreendedor não espera. – Opa, quando eu falo em ‘não espera’, significa que o empreendedor sabe a hora de iniciar um novo empreendimento. Ele não se prende a somente na dúvida, se vai dar certo aquele negócio. Ele faz pesquisa de mercado, traça planos para saber o quanto realmente deverá ser investido naquele negócio. E com certeza saberá a hora de recorrer a Investidores.
  3.   O empreendedor sabe que tudo depende dele. – Ele reconhece que o futuro de seus negócios está em suas mãos. Desde a criação do plano de negócios até a administração de seu empreendimento, o empreendedor sabe que tudo deverá vir exclusivamente de seu esforço. No entanto, ele busca novos meios de aprendizagem para se aperfeiçoar no setor de mercado em que atua.
  4. O verdadeiro empreendedor acredita na sua idéia. – Quando um empreendedor tem um insight ele imediatamente corre em busca de um bloco de notas a fim de escrever e praticar o brainstorm de sua idéia. Além disso, ele consegue munir a idéia de seu negócio com uma grande inovação, para que assim possa se destacar no mercado. Desse modo, o verdadeiro empreendedor acredita na sua idéia mesmo quando há 1% de chances para dar certo.
  5. O empreendedor extrai verdadeiras lições de seu fracasso. – Se um de seus negócios der errado, por um ou outro motivo, o empreendedor saberá extrair a lição que o fracasso lhe proporcionou, fazendo assim melhorar cada vez mais seu modo de administrar seu negócio, assim como aprender com seus próprios erros.

Esses foram 5 dicas de qualidade que um empreendedor deve ter nativamente. Mas se você não tiver todas essas qualidades, poderá adquirir, com esforço e dedicação. Afinal de contas, ninguém nasce empreendedor, mas já vamos abordar isso no próximo parágrafo.

NINGUÉM NASCE EMPREENDEDOR

Porque ninguém nasce empreendedor? Porque ninguém nasce já sabendo andar. Ninguém nasce já sabendo ler e escrever, e assim por diante. Para se tornar um empreendedor, é preciso (além das qualidades citadas no parágrafo acima) garra, força e determinação para encarar um desafio, que pode ser criar um negócio, investir num negócio ou mesmo inovar esse negócio.

Muitas pessoas que são empresários bem sucedidos hoje, vieram de família humilde, onde muitas vezes todos tinham que trabalhar para trazer seu sustento. E dessa situação foi criado um desejo enorme de vencer na vida, de modo a trabalhar para si mesmo e não para um patrão. No entanto, sabemos que ser empreendedor é resultado de trabalho, talento e alguma reserva financeira. Não é mesmo?

85% Dos homens mais ricos do mundo vieram do zero. E ai, qual sua desculpa?

COMO EMPREENDER

Além de tudo já citado, ser empreendedor é ser responsável para com seus negócios, e princípios. Ser empreendedor é assumir o risco de começar um negócio onde não existe mercado, por isso todos os riscos devem ser medidos. É obvio que existem várias formas de se empreender, mas apenas vou abrir seus olhos para algumas. Por exemplo:

  • Empreender com Franquias: Franquia é um modelo de negócio em que uma empresa (franqueadora) cede ao associado (franqueado) o direito de utilização e divulgação de sua marca. Mas para isso, o franqueado precisa pagar uma taxa determinada pela empresa franqueadora, para que assim comece a utilizar a marca. No entanto, o lucro demora a vir e normalmente essa demora é de no mínimo 24 meses.
  • Empreender com e-Commerce: Poderá empreender investindo numa loja online. Sim, esta modalidade de empreendimento se chama “e-Commerce” ou Comércio eletrônico que é trabalhado através da internet. Como eu disse mais acima, que tal você fazer uma auto-análise nesse momento para encontrar inspiração para desenvolver sua loja na internet?  
  • Empreender na Internet: Certamente eu poderia escrever um artigo imenso sobre como investir na internet, no entanto, fica anotado para o futuro. Poderá empreender na internet de várias formas, através da elaboração e venda de um infoproduto, através da criação de algum site com um diferencial, ou até mesmo criando um blog para escrever sobre seu assunto predileto. No entanto, é essencial o estudo para a atuação em qualquer área aqui citada.

AGORA É COM VOCÊ!

Sim amigo interessado em empreendedorismo, ou até mesmo você que já deve ser um empreendedor, vamos fazer uma breve recapitulação das mensagens mais importantes? Ser um empreendedor de sucesso está ligado a exercer responsabilidade, a cumprir com seus compromissos.

Ter um perfil empreendedor é muito importante para que seu negócio possa andar bem. Sabemos que ninguém nasce empreendedor, portanto não se prenda no negativismo, e trabalhe para que você desenvolve cada vez mais características para se tornar um empreendedor capaz. Mas é claro, a grande vantagem de ser um empreendedor é que você será seu próprio patrão! Portanto não espere mais, pegue sua idéia, ponha no papel, trace planos e metas para dar inicio ao seu empreendimento!

IMAGINE-SE..

Imagine se o homem das cavernas tivesse uma crença limitante e não tivesse feito o fogo ou nunca tivesse descoberto a roda!
Como seria sua vida hoje?
Pensamentos limitantes nos impede de expandir nossas mentes e com isso bloqueia o conhecimento!
Sem crescimento e conhecimento, permanecemos estagnados impedidos de realizar um mínimo desejo, os sonhos ficam engavetados e acredite, a vida passa muito rápido pra correr atrás!
Um ponto extremamente importante e que todos hão de concordar, é que Deus é justo!
E sendo justo, Ele nos mostra o caminho todos os dias, cria oportunidades, nos mantém saudáveis e com isso temos a energia pra buscar nossos resultados!
E o que difere uma pessoa bem sucedida, de outra que não tem nada, todos somos iguais em corpo e capacidade, a única variável é a crença!
Crença de que irá conseguir não importando quão difícil seja ou quanto tempo leve pra chegar!
Pode-se trabalhar muito sem conseguir sucesso, mas não dá pra se ter sucesso sem que haja muito trabalho!
Decida conhecer algo que pode significar mais qualidade de vida aos que você ama!

Reply