Produtividade

As principais barreiras que te impedem de delegar e como superá-las

As principais barreiras que te impedem de delegar e como superá-las Produtividade
Persistência está entre os segredos do sucesso na vida profissional e pessoal. Foto: Shutterstock
221views

Sabemos que todo empreendimento começa com o empresário atento e responsável pelos mínimos detalhes: vendas, atendimento ao cliente, inovação, estratégia, marketing, etc.

Todavia, conforme o negócio cresce, far-se-á necessário contratar pessoal, e muitas vezes, o empreendedor que até então era o único responsável, encontra grandes dificuldades em transferir responsabilidades.

Neste artigo, vamos conhecer as principais barreiras que impedem a delegação de tarefas, obstando assim o crescimento saudável do seu negócio.

1) ” Ninguém faz melhor “

Muitos empreendedores acreditam que ninguém é capaz de realizar as tarefas da sua empresa melhor do que o próprio.

O pensamento é de que se ele criou a empresa, ele é quem a conhece melhor. Como um artista que conhece o significado dos seus quadros melhor do que ninguém.

Acontece que este tipo de pensamento deve ser evitado. É preciso compreender e assumir nossas limitações.

Como superar o problema:

Humildade é tudo, você não é o melhor em todas as áreas.

Faça uma lista de todas as tarefas que você desempenha na sua empresa e Classifique cada uma delas em A, B ou C de acordo com a eficiência que você desempenha cada uma delas.

Tu ficarás surpreso com a quantidade de tarefas classificadas como B ou C.

2) ” Os colaboradores são despreparados “

Muitas vezes, na visão do empresário, os colaboradores são incapazes de realizar tarefas de maior complexidade.

É muito difícil encontrar um pequeno empresário que confie inteiramente em seus funcionários e em suas capacidades.

Como superar o problema:

Colaboradores não são apenas mão de obra de uma empresa, são ativos valiosos e fundamentais para o crescimento do seu empreendimento.

Os melhores gerentes sabem que colaboradores seguros e confiantes produzem até 5x mais do que funcionários retraídos e constantemente sob os olhos do chefe.

Cabe a você dar a eles esta confiança. É fundamental liberar o potencial de criatividade que existe em cada pessoa.

Faça como os diretores da Google, dê alguma autonomia ao trabalho e deixe com que seus funcionários experimente a sensação de poder e liberdade.

3) Necessidade de perfeição

Muitas vezes, o pensamento de superioridade técnica(tópico 01) e a falta de confiança nos colaboradores (tópico 02), levam os gerentes a um perfeccionismo desnecessário.

Como eles pensam que são os únicos capazes de realizar uma determinada tarefa, cria-se um estado psíquico de necessidade de completar aquela atividade com a melhor performance possível.

Afinal, o que “os outros irão pensar” é o fator que está em jogo.

A busca pela perfeição faz a empresa perder tempo e dinheiro.

Parafraseando Robert Hillyer, o perfeccionismo é perigoso estado de espírito em um mundo imperfeito…

Como superar o problema:

Olhe para si. Faça uma lista de alguns dos seus maiores defeitos. Pronto? Você verá que não é perfeito, logo, ninguém é.

Utilize a primeira lista que você fez (lá no tópico 01) e veja que existem atividades que você não desempenha tão bem, utilize estes dados para corroborar o fato de que você possui limitações.

Será que vale a pena buscar uma perfeição que não pode ser alcançada?

O perfeccionismo apenas nos mantêm sentados no formigueiro que estamos.

Você irá continuar sendo “picado” até que decida sair do lugar.

Reconhecer que a imperfeição é inerente a todos os homens, é o primeiro passo para crescer como pessoa e como profissional.

4) Perca do sentimento de realização pessoal

Muitas vezes, quando decide empreender, o empresário busca uma realização pessoal, a felicidade de ser o próprio chefe.

Acostumado com o fato de ser responsável por todos os detalhes da empresa, o empreendedor quando se vê diante de uma situação aonde é preciso delegar tarefas, sente a perca deste sentimento de realização pessoal, uma vez que estará a dividir o seu sonho com outras pessoas.

Como superar o problema:

Você se sentiria realizado se a sua empresa fracassa-se?

Eu acho que não. Procure pensar que a delegação de tarefas é apenas um gatilho para alcançar aquela realização pessoal idealizada lá trás, no plano de negócios.

Escreva em um papel todos os seus objetivos enquanto empresário.

Detalhe aonde você quer estar daqui a três anos; reflita sobre seus sonhos  e encare a delegação de tarefas como um meio para alcançá-los.

5) Sentimento de vazio e inutilidade

Este é com certeza a maior das barreiras que impedem os empreendedores de delegar.

Imagine uma pessoa que trabalhou a vida inteira e quando idosa, por problemas de saúde, é obrigada a parar de trabalhar…

A sensação de inutilidade é inevitável.

Algo semelhante acontece com o empreendedor que habituado a várias tarefas, é obrigado a concentrar-se em áreas bem definidas e burocráticas como estratégia e gestão.

Como superar o problema:

É preciso  que o empreendedor entenda que ele não se tornou uma peça sem utilidade na organização.

Pelo contrário, a mudança deve ser encarada como uma evolução da empresa e do próprio empresário. Você deve ficar feliz pois atingiu um novo nível em sua carreira!

Para minimizar a sensação de vazio, esteja sempre presente nas áreas que você costumava trabalhar, pergunte para os delegados as novidades, o que eles pensam, as expectativas e dê seu ponto de vista sobre o assunto.

Concluindo…

A medida que a empresa se desenvolve, o encargo de gerenciar o próprio negócio vai se tornando mais pesado, fazendo-se necessário descentralizar o poder e delegar tarefas.

O empreendedor precisa compreender e aceitar as suas limitações. Precisa redefinir seu papel na empresa e transferir responsabilidades.

Neste artigo, você aprendeu que:

  • Humildade é tudo, você não é o melhor em todas as áreas. Reconheça que você é limitado em certas áreas
  • Colaboradores não são apenas mão de obra de uma empresa, são ativos valiosos. Aprenda a confiar em seus funcionários, eles são tão interessados quanto você.
  • É preciso Olhar para si. Faça uma lista de alguns dos seus maiores defeitos. Pronto? Você verá que não é perfeito, logo, ninguém é
  • A delegação de tarefas é apenas um gatilho para alcançar aquela realização pessoal idealizada no plano de negócios
  • A mudança deve ser encarada como uma evolução da empresa e do próprio empresário. Você deve ficar feliz pois atingiu um novo nível em sua carreira.

Leave a Response

Ademar Marinho
Olá amigos, meu nome é Ademar Marinho e quero aqui compartilhar com todos, um pouco da minha experiência e acredito firmemente que aos 61 anos, posso talvez auxiliar nos conhecimentos que adquiri ao longo de 6 anos atuando em Network Marketing. Infelizmente muitas pessoas ainda torcem o nariz para esse modelo de empreender, por não conhecerem de fato o mecanismo e acreditam ser "dinheiro fácil", posso garantir-lhes que não mesmo, temos muito trabalho e dificuldades como em qualquer outro negócio, porém a resiliência e dedicação em se profissionalizar nesta área, pode ser muito rentável e totalmente possível a qualquer pessoa, desde uma pessoa com pouco ou nenhum recurso, como grandes empresários que vêem nessa oportunidade, a liberdade que outros segmentos não proporciona. Sejam bem vindos a uma vida com mais qualidade!