As brasileiras estão entre as mulheres mais vaidosas ao redor do globo. Isso não é mera especulação. Segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos no mundo. Por isso, aprender como abrir um salão de beleza é uma ótima opção para quem deseja empreender. Se você ainda não está convencido de que vale a pena investir no mercado da estética, é interessante ficar por dentro de mais algumas informações. Inicialmente, é válido destacar que a indústria da beleza tem um papel significativo na economia brasileira e representa cerca de 1,8% do produto interno bruto (PIB) nacional.
Como abrir um salão de beleza?
Diante dos dados mencionados, fica evidente que abrir um salão de beleza é uma ótima oportunidade para lucrar. Mas, independentemente do porte do espaço que você deseja inaugurar, o planejamento é fundamental para dar início ao negócio e fidelizar clientes. Não sabe nem por onde começar? Então confira quatro dicas:
- Faça uma pesquisa de mercado
Antes de abrir um salão, é muito importante fazer uma análise desse tipo de empreendimento. Visite alguns estabelecimentos, converse com as pessoas para saber quais serviços estéticos elas mais procuram e encontre um diferencial para o seu negócio. Tenha atenção, também, à localidade do espaço. Prefira um ambiente de fácil acesso, longe da concorrência e que esteja próximo do seu público-alvo.
- Planeje a prestação dos serviços
É fundamental definir que tipo de serviços o seu salão de beleza irá oferecer. Nesse contexto, estar atualizado para disponibilizar o maior número de procedimentos possíveis sem perder qualidade no serviço pode garantir um ponto extra na hora de conquistar a clientela.
- Realize um plano operacional e financeiro
Manter um salão de beleza é impossível sem planejamento. É indispensável ter um orçamento e estar preparado para arcar financeiramente com as despesas. No cálculo, deve estar incluída a verba necessária tanto para a aquisição dos equipamentos necessários na prestação do serviços – quanto para arcar com custos fixos de luz e telefone, por exemplo.
- Capacite sua equipe
No ramo da beleza, estar atualizado é muito importante. No fim das contas, a qualidade do serviço prestado é o que vai fazer as pessoas retornarem ao seu estabelecimento. Por isso, certifique-se de treinar bem os seus funcionários e, sempre que possível, investir em cursos de capacitação.