Você já ouviu falar em inteligência emocional? Pois bem! Nada mais é que a habilidade que temos de gerenciar as nossas emoções e as dos outros, lidando com situações de maneira positiva e extraindo sempre o melhor de cada momento.
O desenvolvimento da capacidade emocional muda a forma como nos comportamos e tomamos decisões, permitindo mais controle sobre os acontecimentos da vida. Pessoas com elevada inteligência emocional são mais confiantes, positivas, definem e alcançam seus objetivos, são flexíveis e se adaptam facilmente a novas situações.
“A vida é muito mais suave se você tem uma boa inteligência emocional”, resume o psicólogo Daniel Goleman.
Então, que tal começar a trabalhar seu quociente emocional para uma vida mais leve e feliz?
1. Conheça seus pontos fortes e fracos
Ninguém é perfeito e o caminho para o autoconhecimento é ser honesto sobre si mesmo. Reconheça seus talentos e explore ao máximo seu potencial. Porém, também identifique e aceite suas fraquezas, buscando uma maneira eficaz de trabalhar suas dificuldades.
A consciência de seus pontos fortes e fracos traz autoconfiança, que é uma das principais características de pessoas com alta inteligência emocional.
2. Nunca ignore suas emoções
A vida é um fluxo contínuo de emoções e muitas vezes nos vemos em situações negativas de tristeza, irritação e raiva.
Desenvolva a habilidade de reconhecer e entender as causas e efeitos de suas emoções ao invés de ignorá-las.
Autoconhecimento é chave para mudar comportamentos e posturas destrutivas.
3. Cultive a empatia!
A empatia nada mais é que a capacidade de se envolver e de se colocar no lugar do outro.
Estamos sempre ocupados com nossos próprios problemas, nosso trabalho, nossas ideias… Fechados em nosso mundo.
Experimente ser uma pessoa mais sintonizada e sensível às necessidades, emoções e sentimentos do outro. Além de um exercício social que abre sua mente para novas experiências e visões de vida, a empatia é a chave para um mundo melhor e mais humano.
4. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!
A vida é cheia de altos e baixos. Decepções, perdas e fracassos acontecem e a forma como você lida com as adversidades é essencial para sua recuperação.
Pessoas com elevado quociente emocional experimentam as emoções negativas sem deixar que estas saiam do controle, são gratas ao aprendizado e seguem em frente.
Portanto, não se prenda a situações negativas que só causam desgaste. Viva este momento, deixe ele passar e continue a vida com uma nova lição.
5. Desistir… Jamais!
Defina seus objetivos e concentre sua atenção e energia em alcançá-los.
Pessoas capazes de se automotivar, agir com ambição e trabalhar duro por suas metas tem níveis de inteligência emocional bem desenvolvidos.
Nunca desista dos seus sonhos!
6. Saiba dizer não
Ter disciplina e saber dizer não a situações desgastantes e pessoas negativas é uma forma de desenvolver sua capacidade emocional. Isso aumenta sua tolerância ao estresse, trabalha o autocontrole e evita atitudes impulsivas.
Perceber, administrar e avaliar emoções é um desafio que requer muita reflexão e autocrítica.
É um trabalho de observação contínua e mudança de pequenos comportamentos nocivos que já estão incorporados em nossa rotina.
Mas vale a pena! Afinal, é um caminho que nos leva a uma vida mais equilibrada, saudável e feliz.
E você? Como está seu índice de inteligência emocional? Conta pra gente nos comentários!
Autor Desconhecido