sexta-feira, agosto 19, 2022
Hinode

Inteligência emocional: dicas para alcançar uma vida mais leve e feliz

89views

Você já ouviu falar em inteligência emocional? Pois bem! Nada mais é que a habilidade que temos de gerenciar as nossas emoções e as dos outros, lidando com situações de maneira positiva e extraindo sempre o melhor de cada momento.

O desenvolvimento da capacidade emocional muda a forma como nos comportamos e tomamos decisões, permitindo mais controle sobre os acontecimentos da vida. Pessoas com elevada inteligência emocional são mais confiantes, positivas, definem e alcançam seus objetivos, são flexíveis e se adaptam facilmente a novas situações.

“A vida é muito mais suave se você tem uma boa inteligência emocional”, resume o psicólogo Daniel Goleman.

Então, que tal começar a trabalhar seu quociente emocional para uma vida mais leve e feliz?

1.  Conheça seus pontos fortes e fracos

Ninguém é perfeito e o caminho para o autoconhecimento é ser honesto sobre si mesmo. Reconheça seus talentos e explore ao máximo seu potencial. Porém, também identifique e aceite suas fraquezas, buscando uma maneira eficaz de trabalhar suas dificuldades.

A consciência de seus pontos fortes e fracos traz autoconfiança, que é uma das principais características de pessoas com alta inteligência emocional.

2.  Nunca ignore suas emoções

A vida é um fluxo contínuo de emoções e muitas vezes nos vemos em situações negativas de tristeza, irritação e raiva.

Desenvolva a habilidade de reconhecer e entender as causas e efeitos de suas emoções ao invés de ignorá-las.

Autoconhecimento é chave para mudar comportamentos e posturas destrutivas.

3.  Cultive a empatia!

A empatia nada mais é que a capacidade de se envolver e de se colocar no lugar do outro.

Estamos sempre ocupados com nossos próprios problemas, nosso trabalho, nossas ideias…  Fechados em nosso mundo.

Experimente ser uma pessoa mais sintonizada e sensível às necessidades, emoções e sentimentos do outro. Além de um exercício social que abre sua mente para novas experiências e visões de vida, a empatia é a chave para um mundo melhor e mais humano.

4.  Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

 A vida é cheia de altos e baixos. Decepções, perdas e fracassos acontecem e a forma como você lida com as adversidades é essencial para sua recuperação.

Pessoas com elevado quociente emocional experimentam as emoções negativas sem deixar que estas saiam do controle, são gratas ao aprendizado e seguem em frente.

Portanto, não se prenda a situações negativas que só causam desgaste. Viva este momento, deixe ele passar e continue a vida com uma nova lição.

5.  Desistir… Jamais!

 Defina seus objetivos e concentre sua atenção e energia em alcançá-los.

Pessoas capazes de se automotivar, agir com ambição e trabalhar duro por suas metas tem níveis de inteligência emocional bem desenvolvidos.

Nunca desista dos seus sonhos!

 

6.  Saiba dizer não

 Ter disciplina e saber dizer não a situações desgastantes e pessoas negativas é uma forma de desenvolver sua capacidade emocional. Isso aumenta sua tolerância ao estresse, trabalha o autocontrole e evita atitudes impulsivas.

 Perceber, administrar e avaliar emoções é um desafio que requer muita reflexão e autocrítica.

É um trabalho de observação contínua e mudança de pequenos comportamentos nocivos que já estão incorporados em nossa rotina.

Mas vale a pena!  Afinal, é um caminho que nos leva a uma vida mais equilibrada, saudável e feliz.

 

E você? Como está seu índice de inteligência emocional? Conta pra gente nos comentários!

 

Autor Desconhecido

Leave a Response

Ademar Marinho
Olá amigos, meu nome é Ademar Marinho e quero aqui compartilhar com todos, um pouco da minha experiência e acredito firmemente que aos 61 anos, posso talvez auxiliar nos conhecimentos que adquiri ao longo de 6 anos atuando em Network Marketing. Infelizmente muitas pessoas ainda torcem o nariz para esse modelo de empreender, por não conhecerem de fato o mecanismo e acreditam ser "dinheiro fácil", posso garantir-lhes que não mesmo, temos muito trabalho e dificuldades como em qualquer outro negócio, porém a resiliência e dedicação em se profissionalizar nesta área, pode ser muito rentável e totalmente possível a qualquer pessoa, desde uma pessoa com pouco ou nenhum recurso, como grandes empresários que vêem nessa oportunidade, a liberdade que outros segmentos não proporciona. Sejam bem vindos a uma vida com mais qualidade!