Hinode

Glutamina o que é? para que serve? engorda ou emagrece? Acabe com as dúvidas

Glutamina o que é? para que serve? engorda ou emagrece? Acabe com as dúvidas Hinode
233views

A substância é usada por atletas e praticantes de musculação para manter ou ganhar massa muscular.

Ela é um dos suplementos mais consumidos hoje em dia, mas você sabe se glutamina engorda ou ajuda a emagrecer? A substância é usada principalmente por atletas e praticantes de musculação para auxiliar no processo de definição e ganho de massa muscular. Veja como ela atua no organismo.

Entenda a função da glutamina

A glutamina é composta por aminoácidos e produzida naturalmente pelo organismo, sendo indispensável para seu funcionamento adequado. Ela mantém o corpo trabalhando corretamente, formando blocos de proteínas que ajudam no transporte de nitrogênio pelos músculos e pela corrente sanguínea, o que contribui para o ganho de massa muscular.

A maior parte de glutamina que uma pessoa precisa é produzida pelo próprio organismo nas células musculares. Porém, quando passa por situações estressantes, como a realização de exercícios intensos, o corpo utiliza o aminoácido rapidamente. Assim, não consegue suprir a demanda, carecendo de reposição com alimentos ou suplementos.

Glutamina o que é? para que serve? engorda ou emagrece? Acabe com as dúvidas Hinode
Suplementos ajudam a repor o aminoácido no organismo

Atletas e pessoas fisicamente ativas devem priorizar o consumo desse aminoácido, evitando períodos de catabolismo e mantendo o funcionamento correto do corpo. A glutamina é utilizada como fonte de energia para o sistema imunológico, prevenindo o cansaço e os períodos de fadiga após a prática intensa de exercícios.

A deficiência de glutamina, condição chamada de overtraining, causa sintomas como baixo desempenho durante os treinos, cansaço, fadiga muscular, náuseas e até oscilações de humor.

Glutamina engorda ou emagrece?

Para quem desconfia que a glutamina engorda, uma boa notícia: a substância afeta apenas os músculos, não causando nenhum efeito sobre as reservas de gordura. Inclusive, quando há deficiência de glutamina no organismo, o corpo quebra tecido muscular para conseguir o aminoácido extra, causando a perda de massa magra.

Ou seja, com os níveis saudáveis de glutamina no sistema, é possível ainda perder gordura e ganhar massa muscular. Porém, ao passar por um aumento muscular como resultado da hipertrofia, os números na balança podem subir, levando em consideração que a massa pesa mais que a gordura.

Outros benefícios da glutamina são:

– fortalecimento do sistema imunológico

– melhora no funcionamento do intestino e na absorção de nutrientes

– controle de desequilíbrios hormonais

– controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea

– auxílio na eliminação de amônia do organismo após os exercícios físicos.

Quanto à dúvida se glutamina engorda ou emagrece, a resposta é: nenhuma das opções. A substância ajuda na manutenção e no ganho de massa muscular, desde que seja consumida de forma adequada e acompanhada da prática de exercícios físicos.

Tirou suas dúvidas? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui.

Mais um grande lançamento da linha de suplementos HND Alta Performance, o HND Glutamina é essencial para recuperação muscular, entre outras vantagens.

Neste artigo, explicaremos o que é, quais são os benefícios que esse suplemento pode oferecer, como consumir e os possíveis efeitos colaterais.

O que é o HND Glutamina?

Indispensável para o metabolismo de um corpo saudável, a glutamina tem importantes funções tanto para quem pratica exercícios físicos intensos quanto para quem busca apenas uma rotina ainda mais saudável.

A Glutamina é o aminoácido mais abundante nos músculos (quase 60% do total de aminoácidos) e no plasma sanguíneo humano. Ela é fonte de energia para o sistema imune e participa de forma direta e ativa no crescimento muscular através da estimulação da síntese de proteínas.

A Glutamina é constituída por aminoácidos não essenciais (são produzidos naturalmente pelo corpo), portanto são indispensáveis ao organismo. Como o treinamento físico intenso provoca a queda dos seus níveis no corpo, a suplementação com esse aminoácido é muito utilizada por atletas para manter os músculos e prevenir infecções.

Glutamina o que é? para que serve? engorda ou emagrece? Acabe com as dúvidas Hinode

Características do HND Glutamina

  • 100% L-Glutamina (aminoácido precursor de proteína)
  • 5g de glutamina por porção
  • Aminoácidos de maior importância energética e metabólica.
  • 300g

Benefícios do uso do HND Glutamina

Para atletas de atividades físicas de alta intensidade e principalmente praticantes de musculação, a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos evitando o catabolismo (perda da massa muscular). Como ela é produzida pelo corpo e representa praticamente 60% do tecido muscular esquelético, ainda há a necessidade do seu consumo através da suplementação, já que a demanda de Glutamina nos músculos é muito maior do que o corpo é capaz de produzir nesses atletas.

Seus principais benefícios são listados abaixo:

  • Oferece efeito anti-catabólico;
  • Contribui para o crescimento dos músculos;
  • Favorece o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções;
  • Promove melhora na permeabilidade e integridade intestinal, contribuindo para um melhor funcionamento do intestino, melhorando a absorção dos nutrientes oferecidos na alimentação;
  • Auxilia no desequilíbrio de hormônios após desgastes excessivos dos treinos, o que pode beneficiar o estado de humor;
  • A probabilidade de surgimento de doenças degenerativas se torna reduzida com o consumo regular de Glutamina;
  • Pode contribuir positivamente para o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, além de auxiliar no funcionamento regular da flora intestinal;
  • Favorece a produção de Glutationa, que é um antioxidante poderoso para o corpo. Essa produção pode contribuir para evitar a oxidação de tecidos e desintoxicação de substâncias; e
  • Favorece a eliminação de amônia do organismo após os exercícios físicos.

Contraindicações

Não há estudos que comprovem efeitos colaterais devido ao uso de Glutamina. No entanto, a suplementação em excesso pode posteriormente induzir o organismo a reduzir a produção natural da mesma.

O consumo de mais de 40 g de glutamina por dia pode causar náuseas e dores abdominais, e este suplemento só deve ser usado por diabéticos de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista.

Como consumir

Utilizar uma porção de 5g diluída em 50ml de água ou bebida de sua preferência. Importante não aquecer. Rende 30 porções.

Para melhores resultados é necessário procurar um profissional que indique as melhores doses de acordo com o objetivo a ser alcançado pelo atleta.

Publico Alvo

Praticantes de atividade física, atletas e indivíduos que buscam melhorar integridade intestinal e imunidade.

Informação Nutricional

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Quantidade por 100g

Valor Energético 400 kcal = 1650 KJ
Proteínas, das quais 100g
       L-Glutamina 100g
Não contém quantidades significativas de carboidratos, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

* Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 1400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de sua necessidade energética.

INGREDIENTES: 

L-Glutamina.

Leave a Response

Ademar Marinho
Olá amigos, meu nome é Ademar Marinho e quero aqui compartilhar com todos, um pouco da minha experiência e acredito firmemente que aos 61 anos, posso talvez auxiliar nos conhecimentos que adquiri ao longo de 6 anos atuando em Network Marketing. Infelizmente muitas pessoas ainda torcem o nariz para esse modelo de empreender, por não conhecerem de fato o mecanismo e acreditam ser "dinheiro fácil", posso garantir-lhes que não mesmo, temos muito trabalho e dificuldades como em qualquer outro negócio, porém a resiliência e dedicação em se profissionalizar nesta área, pode ser muito rentável e totalmente possível a qualquer pessoa, desde uma pessoa com pouco ou nenhum recurso, como grandes empresários que vêem nessa oportunidade, a liberdade que outros segmentos não proporciona. Sejam bem vindos a uma vida com mais qualidade!