ABVD x Hinode – Qual a diferença de Vendas Diretas e Piramide Financeira?
A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. No Brasil esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gera cerca de 8 mil empregos diretos e atingiu, em 2013, US$ 14,6 bilhões em volume de negócios.
O sistema de venda direta oferece vantagens para todos os envolvidos, pois para o revendedor é uma fonte alternativa de renda aberta a qualquer pessoa independente de idade, sexo, escolaridade ou experiência anterior, e para as empresas a venda direta atinge a todos os setores da economia e é uma grande oportunidade de expandir o alcance geográfico de seus produtos. Já para o consumidor, a venda direta é uma forma de atendimento personalizado que não é comum no mercado normal de varejo.
Venda Direta Tradicional
A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre
vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
As modalidades mais praticadas de venda direta são:
• “Door to door” ou Porta-a-porta: o revendedor vai até a residência ou local de trabalho do consumidor para demonstrar e vender os produtos
• Catálogo: o revendedor deixa o catálogo ou folheto na residência do consumidor e depois passa para retirar o pedido
• “Party Plan” ou Reuniões de demonstração: o revendedor promove um encontro na casa de uma consumidora para ela e suas amigas, em que demonstra e revende os produtos
• Venda por consultoria: o revendedor é capacitado para entender os benefícios, vantagens e diferenciais dos produtos e estabelecer vínculos de confiança na recomendação para seus clientes, criando uma relação continuada e que busca a ampliação do consumo e da rede de relacionamentos.
MERCADO DE VENDA DIRETA NO BRASIL
MARKETING MULTINÍVEL, MARKETING DE REDE OU RELACIONAMENTO
Os revendedores, podem lucrar de duas maneiras:
• Sistema mononível: o revendedor compra o produto e o revende com uma margem de lucro média de 30%.
• Sistema multinível: além da margem de lucro, o revendedor que indicar outros revendedores também ganha uma porcentagem em cima dessas vendas.
Nesses sistemas os ganhos são proporcionais ao esforço empregado.
A REVENDA de produtos e a formação da REDE de revendedores são os principais PILARES do marketing multinível do Grupo Hinode.
VENDA DIRETA X ESQUEMA PIRÂMIDE FINANCEIRA
VENDA DIRETA (MARKETING MULTINÍVEL)
• Oferece a possibilidade de ganhos com a REVENDA de produtos e pela INDICAÇÃO de novos Consultores que revendam produtos, ganhando uma porcentagem sobre suas vendas.
• Emite Nota Fiscal e recolhe IMPOSTOS sobre todas as vendas de produtos.
• Tem uma visão, missão, propósito e valores muito claros e definidos.
ESQUEMA DE PIRÂMIDE
• Remuneração da empresa baseada APENAS na entrada de novas pessoas para o esquema.
• AUSÊNCIA de compra ou venda de produtos/serviços.
• Motivação acima da razão: onde a motivação é MAIOR que a MISSÃO e RAZÃO social da empresa
MERCADO DE VENDA DIRETA NO BRASIL
No Brasil esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gera cerca de 8 mil empregos diretos e atingiu, em 2013, US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.
MARKETING MULTINÍVEL, MARKETING DE REDE OU RELACIONAMENTO
• Mundialmente o MMN é um modelo de negócio legalizado, que esta presente em mais de 100 países.
• No Brasil não há lei que regulamenta o MMN, porém a legislação brasileira considera como uma atividade legal e vinculada ao mercado de vendas diretas.
• Existe o Projeto de lei nº 6.667/13 em trâmite na Câmara dos Deputados, porém tal proposta ainda está em fase de análise.
• As empresas que tem o modelo de negócio do MMN devem adotar regras de conduta e ética para coibir eventuais fraudes.
• O Grupo Hinode segue as diretrizes internacionais da WFDSA (World Federation Direct Selling Association) e no Brasil da ABEVD.
LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
CRIMES CONTRA A ECONOMIA POPULAR
Lei nº 1.521/51, que trata dos crimes contra a economia popular:
Art. 1º. Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes e as contravenções contra a economia popular. Esta Lei regulará o seu julgamento.
Art. 2º. São crimes desta natureza:
IX – obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes).
Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa