domingo, abril 21, 2024
Produtividade

Como perder a timidez

528views

Você é daqueles que fica nervoso só de pensar que vai precisar falar em público? Ou então não sabe como perder a timidez? Pois saiba que é possível e vamos te contar como superar esse medo.

Ser tímido é algo bastante comum e no geral não é exatamente um problema, até que comece trazer transtornos para a sua vida pessoal ou profissional. São diversas as situações que podem disparar o gatilho da timidez:– conversas com desconhecidos, reuniões sociais, eventos no trabalho, ansiedade, preocupação exagerada com a opinião alheia e insegurança.

Conheça as possíveis origens da timidez

Um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, descobriu que uma das causas da timidez pode ser genética. Eles concluíram que algumas pessoas possuem um componente hereditário que as deixam mais propensas a serem tímidas.

Porém, mesmo com esse fator genético um outro estudo realizado pela Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos, concluiu que a timidez é uma característica que pode ser driblada ainda na infância.

Nesse estudo foi possível observar que as atitudes da família frente a situações de ansiedade, insegurança ou medo da criança vão determinar se ela será um adulto tímido ou desinibido. Dessa forma, crianças que recebem lições emocionais negativas durante a infância e a adolescência se tornarão adultos mais sensíveis, isolados e até medrosos.

Perdendo a timidez

Tenha uma coisa em mente, uma vez que você perca a timidez você vai melhorar o desempenho profissional, escolher e manter de maneira mais saudável os amigos e, até mesmo, ter bons relacionamentos amorosos. Conforme a timidez vai desaparecendo, surge uma nova pessoa, com maior autoestima e melhores oportunidades de vida e trabalho.

Uma das melhores maneiras para aprender como perder a timidez, é descobrir no seu caso, de maneira individual quais são as situações que te deixam tímida(o). E assim, você começará a combater as causas.

Já se sabe que a vida dos tímidos é repleta de momentos de muita dificuldade. Entre as principais manifestações do problema estão: na hora de tomar decisões, aproveitar oportunidades, expressar opinião, expressar sentimentos (todos), de avaliar as próprias capacidades, de interpretar as atitudes e ao expressar opiniões e sentimentos.

E para isso, é necessário assumir essa timidez e encará-la de frente. O próximo passo é decidir se você consegue trilhar essa jornada apenas com você ou se precisa de ajuda! Feito isso, é preciso paciência e gentileza consigo mesmo para prospectar objetivos e metas, bem como meios de alcançá-los.

Algumas dicas que podem ajudar, e muito nesse processo são:

  • Anotações num diário: escreva em algum lugar o que lhe deixa com medo, o que traz ansiedade. Isso ajuda a avaliar seus sentimentos e quais surgem em cada tipo de situação.
  • Leitura: busque livros que abordem o tema de maneira construtiva e que posam te ajudar a entender melhor onde você está e onde você quer chegar, ou seja, a pessoa que você deseja se tornar.
  • Criar um personagem: cultive e construa uma pessoa extrovertida e ensaie em frente ao espelho.

Gostou das dicas de como perder a timidez? Você se considera uma pessoa muito tímida? Então deixe um comentário aqui em baixo!

 

Leave a Response

Olá amigos, meu nome é Ademar Marinho e quero aqui compartilhar com todos, um pouco da minha experiência e acredito firmemente que aos 61 anos, posso talvez auxiliar nos conhecimentos que adquiri ao longo de 6 anos atuando em Network Marketing. Infelizmente muitas pessoas ainda torcem o nariz para esse modelo de empreender, por não conhecerem de fato o mecanismo e acreditam ser "dinheiro fácil", posso garantir-lhes que não mesmo, temos muito trabalho e dificuldades como em qualquer outro negócio, porém a resiliência e dedicação em se profissionalizar nesta área, pode ser muito rentável e totalmente possível a qualquer pessoa, desde uma pessoa com pouco ou nenhum recurso, como grandes empresários que vêem nessa oportunidade, a liberdade que outros segmentos não proporciona. Sejam bem vindos a uma vida com mais qualidade!