terça-feira, abril 16, 2024
Produtividade

Impulsione suas vendas com o modelo AIDA

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Pense em uma técnica de vendas que faz sucesso há mais de 100 anos e continua tendo o mesmo impacto e sucesso até hoje. Esse é o caso do modelo AIDA, esse modelo foi criado no século XIX por Elmo Lewis e explicado no livro “Teoria de vendas” de Strong, por volta do ano de 1920.

Esse modelo tem como principal objetivo mostrar como funciona o comportamento de um potencial cliente até chegar ao ponto de adquirir um determinado produto ou serviço. Ele mostra como o vendedor deve guiar o comprador até o ato da compra.

E para isso, utiliza uma estratégia que é caracterizada por 4 passos e conhecida como a fórmula mágica para muitos empreendedores, visto que a sigla tem um significado especial por trás de cada inicial e cada inicial corresponde a um dos 4 passos pelos quais o consumidor passa até chegar a concluir uma compra.:

Atenção
Interesse
Desejo
Ação

Passo 01: Atenção

Para que as pessoas notarem seu produto ou serviço, primeiro você deve conseguir chamar a atenção delas, esse é o primeiro passa! E depois que você conseguir chamar a atenção deverá despertar o interesse. Para chamar a atenção invista em táticas de marketing de modo que as pessoas possam se sentir maravilhadas pelos benefícios daquilo que você pode oferecer.

Passo 02: Interesse

Uma vez que a atenção tenha sido despertada é hora de criar o interesse. Nessa etapa o marketing e a propaganda também são fundamentais. Nesse momento, os elementos utilizados para chamar a atenção vão fazer com que a pessoa se interesse, ou seja, queira saber mais. Se o seu serviço ou produto chamou atenção e despertou interesse é porque o consumidor tem um problema que parece que pode ser resolvido, certo? Então, para aumentar ainda mais o seu interesse você deve oferecer uma solução! Que é o próximo passo.

Passo 03: Desejo

O que você oferece, seja produto ou serviço, precisa ser irresistível para o seu potencial cliente! Ele precisa desejar muito o que você está oferecendo, pois essa oferta mudará a vida dele. Nesta etapa, vale trabalhar com promoções, vantagens especiais, que farão com que a pessoa pense não conseguir mais viver sem aquilo que você vende.

Passo 04: Ação

Se você estiver seguindo e obtido sucessos nos passos anteriores do modelo AIDA, a próxima (e última) não será um problema. A ação significa o ato de compra daquilo que você oferece ou a recomendação/indicação do seu serviço para outra pessoa.

Para que essa etapa seja bem-sucedida, você deve oferecer segurança ao seu cliente, através de garantias ou por meio de facilidades na hora do pagamento. A intenção é fazer com que o consumidor execute aquela ação o mais rápido possível e sem medo!

Se o cliente gostar do seu produto/serviço, é bem provável que ele o procure novamente e indique para outas pessoas que estão buscando por essa solução. Por isso, é fundamental garantir que o cliente fique satisfeito! Entregue no mínimo aquilo que você prometeu, para garantir que ele fique satisfeito.

Você já tinha ouvido falar do modelo AIDA? O que achou, pretende colocar em prática? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.

 

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Olá amigos, meu nome é Ademar Marinho e quero aqui compartilhar com todos, um pouco da minha experiência e acredito firmemente que aos 61 anos, posso talvez auxiliar nos conhecimentos que adquiri ao longo de 6 anos atuando em Network Marketing. Infelizmente muitas pessoas ainda torcem o nariz para esse modelo de empreender, por não conhecerem de fato o mecanismo e acreditam ser "dinheiro fácil", posso garantir-lhes que não mesmo, temos muito trabalho e dificuldades como em qualquer outro negócio, porém a resiliência e dedicação em se profissionalizar nesta área, pode ser muito rentável e totalmente possível a qualquer pessoa, desde uma pessoa com pouco ou nenhum recurso, como grandes empresários que vêem nessa oportunidade, a liberdade que outros segmentos não proporciona. Sejam bem vindos a uma vida com mais qualidade!