terça-feira, abril 16, 2024
Produtividade

Pare de perder tempo com leitura improdutiva

581views

Grande parte das pessoas perdem muito tempo com leitura inútil, afetando assim a sua produtividade. Ler é uma atividade essencial para ser um empreendedor de sucesso ou desenvolver-se na carreira enquanto profissional, todavia, é preciso definir quais artigos/livros/revistas valem a pena e qual conteúdo é lixo, inútil para a sua vida.

 Todos os dias somos bombardeados por uma quantidade  de conteúdo muito superior ao que podemos assimilar. Na tentativa de aproveitar tudo aquilo que nos é oferecido, perdemos tempo e dinheiro com leituras demoradas e improdutivas.

Neste artigo, você vai aprender a ganhar tempo com uma leitura mais eficaz baseando-se em técnicas para excluir conteúdos irrelevantes da sua vida.

 1) Como ler relatórios

Vá diretamente no sumário e procure pelos pontos mais importantesFaça anotações nas margens e circule os trechos que considera relevante. Em um bloco de notas, faça menção ao número da página que contém os dados que você acha importantes. Isto vai facilitar consultas futuras e te mantém organizado.

Se achar necessário, tire uma cópia do material relevante e devolva o resto. Acumular papéis que você não irá ler no momento é uma péssima prática que pode vir a prejudicar o seu tempo e sua produtividade no futuro.

 2) Leia resumos

Se você precisa de alguma informação e não possui muito tempo para aprender com obras mais extensas e completas, leia resumos.

Existem dezenas de blogs e sites especializados em oferecer conteúdo de qualidade com número reduzido de palavras. Nós, por exemplo, postamos conteúdo diário voltado para empreendedores e profissionais cujo embasamento teórico advém de obras bem maiores do que as 300 palavras postadas em média.

O segredo é ir anotando todas as fontes que você considera relevante. Para isso você pode utilizar o bloco de notas do seu computador, ou outros programas como o Evernote e o Listhings.

 3) Livre-se de revistas que você não vai ler

Geralmente, aproveitamos cerca de 15% do conteúdo de uma revista. Assim como no caso dos relatórios, vá diretamente no índice, tire algumas cópias do que for relevante e livre-se do resto.

Quando você acumula revistas no escritório, em casa ou em outro local de trabalho, inconscientemente se obriga a lê-las mais tarde e quando percebe, esta perdendo tempo com material velho que você já sabe não ser relevante.

Você não precisa jogar as revistas fora, doe-as para outras pessoas que poderão aproveita-las melhor do que você.

 4) Bloqueie e-mails indesejados

Todo mundo possui amigos que diariamente enviam aqueles e-mails chatos com apresentações no Power point, hypes ou outros assuntos triviais.

Evite ao máximo este tipo de conteúdo, pois não é atoa que são chamados de “virais” e podem lhe tirar minutos preciosos do seu dia.

5) Organize seu Feed

Costumo dizer que os leitores de Feed como o Google Reader foram uma das melhores invenções do século 21. Realmente é muito bom poder ler todo o conteúdo dos blogs que seguimos em um único lugar.  Mas toda esta comodidade só vale a pena se o conteúdo for relevante para nossa vida e trabalho.

Um feed demasiadamente cheio de assinaturas pode obriga-lo a ficar por horas em frente ao computador. Isto não é bom, por isso, faça uma lista de todos os blogs que segue e avalie quais deles realmente são importantes para você.

 6) Outras dicas que podem ser relevantes

  • Jogue fora as correspondências que claramente tratam-se de lixo, nem se dê o trabalho de abrir.
  • Utilize o Twitter para se atualizar com notícias acerca do seu mercado e do mundo.
  • Cancele assinaturas de publicações que você não vai ler.

 Concluindo…

Leitura é essencial, mas não ler é melhor do que fazê-lo com improdutividade. Infelizmente, não possuímos capacidade física e intelectual para assimilar tudo aquilo que recebemos, por isso, para ganhar tempo e aumentar sua produtividade, leia menos, porém melhor.

 

 

Leave a Response

Olá amigos, meu nome é Ademar Marinho e quero aqui compartilhar com todos, um pouco da minha experiência e acredito firmemente que aos 61 anos, posso talvez auxiliar nos conhecimentos que adquiri ao longo de 6 anos atuando em Network Marketing. Infelizmente muitas pessoas ainda torcem o nariz para esse modelo de empreender, por não conhecerem de fato o mecanismo e acreditam ser "dinheiro fácil", posso garantir-lhes que não mesmo, temos muito trabalho e dificuldades como em qualquer outro negócio, porém a resiliência e dedicação em se profissionalizar nesta área, pode ser muito rentável e totalmente possível a qualquer pessoa, desde uma pessoa com pouco ou nenhum recurso, como grandes empresários que vêem nessa oportunidade, a liberdade que outros segmentos não proporciona. Sejam bem vindos a uma vida com mais qualidade!