Dinâmica em grupo em entrevista de emprego

//Dinâmica em grupo em entrevista de emprego

Dinâmica em grupo em entrevista de emprego

  • dinâmica em grupo

O nervosismo é algo difícil de controlar em uma entrevista de emprego que envolva em seu processo uma dinâmica de grupo, na realidade está é uma etapa fundamental para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, as empresas optam sempre em escolher candidatos relativamente criativos e que se adaptam melhor quando o assunto é trabalho em equipe.

As dinâmicas em grupo também são muito conhecidas no mundo corporativo como jogos pedagógicos, tática está utilizada para selecionar candidatos para uma vaga de emprego, apesar de muitas pessoas levarem a dinâmica de grupo como brincadeira ela é uma coisa extremamente séria, onde em apenas de 2 a 3 horas de dinâmica, os avaliadores conseguem traçar todos os perfis profissionais e psicológicos de cada participante do processo, prevendo como cada um deles vai se comportar em situações bem parecidas no ambiente de trabalho.

Mais a grande pergunta é “porque fazem dinâmica de grupo?”

A dinâmica de grupo é bem diferente da entrevista tradicional, onde só batemos um papo com o entrevistador, neste momento ele consegue até nos avaliar, mais não consegue sabe como lidamos com as pessoas e situações adversas que pode nos aparecer durante o nosso dia a dia.

Mesmo sendo bastante seguros de si, nem sempre levamos a maior, se um conselho vale neste momento? Dinâmica de grupo também elimina então tenha muito cuidado, para não levar do nada um banho de água fria.

A dinâmica de grupo é capaz de desvendar o que é disfarçado na entrevista, a tarefa que parece se somente para quebrar o gelo, deixar os candidatos mais a vontade serve para desvendar como seria a conduta do profissional no cotidiano.

A grande chave de uma dinâmica de grupo é não tente ser nada nem ninguém que você não é.

Como se sair bem em uma dinâmica de grupo?

Não podemos prever quais atividades serão aplicadas durante o processo de dinâmica, em geral serão avaliados e observados os valores de cada candidato.

  • Você vai se observado se é seguro de si, se possui objetivos e metas que são condizentes com a empresa;
  • Irão analisar se você consegue acompanhar o ritmo da sua equipe, respeitando cada um dos participantes;
  • Você será analisado se consegue executar a suas atividades com planejamento, raciocínio, se expõem suas ideias e fundamentos de maneira organizada;
  • Você será analisado se possui uma boa comunicação verbal, com clareza e objetividade;
  • Será observador também se você aceita todos os da sua equipe e promove também os que obtiverem um bom êxito de desempenho rumo ao sucesso;
  • Se você respeita as diferenças de cada um.

dinâmica em grupo

Conheça 2 exemplos bem simples de dinâmica de grupo:

  1. A atividade designada à equipe será um anúncio de classificados, o principal objetivo desta dinâmica é apresentar a organização de ideias, criatividade de todos os envolvidos e fluência verbal.

Onde terá que ser criado um anúncio constando o perfil profissional e pessoal desejado para ocupar a vaga, vale lembrar que o anúncio não é um currículo, então as informações terão que se passadas de maneira clara e bem objetiva para que se entenda de fato o que o anúncio pede, no máximo em 20 linhas deve constar todas essas informações.

  1. A segunda atividade será a construção de um produto, serão avaliados pontos importantes da equipe, como criatividade, flexibilidade, clareza, adaptação a mudanças adversas, o famoso trabalho em equipe e conhecimento da área comercial que os candidatos possuem.

Em grupos será solicitado que seja construído um manual totalmente técnico do produto, onde deverá constar a marca do produto, benefícios, formas de uso, preço e todas as informações pertinentes para que o mesmo possa se vendido.

Ao terminar os grupos irão trocar os produtos com outros grupos, é ai começaram as vendas, o grande x desta dinâmica é que você terá que vender um produto quebrado ou até mesmo faltando peças, exemplo bolsa rasgada, caneta sem carga, uma bola de futebol murcha.

Uma dica importante é não reclame jamais do produto que irá vender seu principal papel e convencer o seu cliente que deve comprar.

Os principais erros que se cometem em uma dinâmica de grupo:

É preciso tomar muito cuidado com:

  1. Não seja uma pessoa arrogante ou até mesmo prepotente;
  2. Timidez em excesso que atrapalhe a sua participação no grupo;
  3. Comportamentos e falas falsas, ser o que você não é;
  4. Passar por cima dos outros em busca do seu sucesso;
  5. Desrespeitar as regras e normas do jogo;
  6. Centralização das tarefas falta de trabalho em equipe;
  7. Ser destaque em excesso, onde somente você quer aparecer.
2018-08-12T14:08:58+00:00 Categories: Produtividade|0 Comments

Leave A Comment