terça-feira, abril 16, 2024
Empreendedorismo

Mahatma Gandhi – símbolo da resistência pela não-violência

322views

“Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.”

Você irá conhecer Mohandas Karanshand Gandhi, ele que foi líder de 250 milhões de hindus.
GANDHI É REVERENCIADO NA ÍNDIA PELO PAPEL QUE DESEMPENHOU NA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA DE SEU PAÍS. PARA FAZER FRENTE AO PODER IMPERIALISTA BRIT NICO, DECIDIU UTILIZAR UMA ARMA NOVA: A NÃO-VIOLÊNCIA.
Conhecido por seu povo como “Mahatma”, ou “a grande alma”, é sem dúvida um dos indianos que mais influência tiveram em nossos dias.

” Se o homem só perceberá que é desumano obedecer leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará”.

Em 1888, com dezoito anos e meio e após ter superado sérias dificuldades e fortíssimas oposições, Gandhi partia para a Inglaterra, para frequentar a Faculdade de Direito na Universidade de Londres.
Gandhi compreendeu que o mundo contemporâneo caminha para um obívio: o amor ou a destruição. Ele confirmou a possibilidade de uma sociedade nova, mas condicionou sua vida à renovação interior do homem. E atuou neste sentido em seu vastíssimo e multiforme empenho, convencido de que um homem, mesmo só, com o tempo, pode mudar o mundo. Era o único, em campo civil, anunciando e repetindo, com incansável perseverança, e numa época de sofrimento, as verdades básicas da salvação: verdades “antigas como as montanhas”, mas sempre carregadas de formidável poder revolucionário.

 

“Não pode haver nenhuma paz dentro sem verdadeiro conhecimento “.

 

” Para autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual.
O melhor e autodefesa mais duradoura é autopurificação “.

 

A fidelidade a seus princípios levou-o a pagar muitas vezes dívidas de pessoas, suportando violências de todo gênero, prisões e ameaças de morte.
Em 1930 Mahatma foi preso e condenado, iniciou a campanha da desobediência civil, se descreveu como uma “espécie de anarquista” e planejou uma sociedade descentralizada, baseada em aldeias e comunas independentes, organiza a famosa marcha para o mar, quando milhares de pessoas fazem a pé um percurso de mais de 320 km para protestar contra os impostos sobre o sal. Por consequência desta campanha foi preso novamente. Durante suas prisões, sensibiliza a população fazendo greves de fome.

Einstein era um de seus maiores admiradores. Martin Luther King inspirou-se nele. Mahatma Gandhi é um dos grandes homens do século XX.

Conseguindo a independência da sua pátria em 15 de agosto de 1947, depois de lutar durante 50 anos, dedicou-se a pacificação dos dois grupos religiosos – o Muçulmano e o Hindu – que preferem estabelecer um Estado separado, o Paquistão. Aceita a divisão do país e atrai o ódio dos radicais nacionalistas hindus. Enfim , realiza-se seu último jejum: de 13 a 16 de janeiro de 1948. Qual objetivo? Fazer com que sejam restituídas aos muçulmanos suas mesquitas profanadas ou ocupadas por refugiados hindus, garantir a segurança dos muçulmanos dentro da União Indiana. Daí vem o assassinato horripilante do dia 30 de janeiro de 1948: um hindu fanático quis vingar seus irmãos perseguidos; ele acha que Gandhi levou longe demais as concessões aos muçulmanos e está pondo em perigo a civilização puramente hindu. Assim, Gandhi deu sua vida pela paz da Índia, pela reconciliação religiosa e pela tolerância.

“Mahatma” Gandhi permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela não-violência.

 

Autor Desconhecido

Leave a Response

Ademar Marinho
Olá amigos, meu nome é Ademar Marinho e quero aqui compartilhar com todos, um pouco da minha experiência e acredito firmemente que aos 61 anos, posso talvez auxiliar nos conhecimentos que adquiri ao longo de 6 anos atuando em Network Marketing. Infelizmente muitas pessoas ainda torcem o nariz para esse modelo de empreender, por não conhecerem de fato o mecanismo e acreditam ser "dinheiro fácil", posso garantir-lhes que não mesmo, temos muito trabalho e dificuldades como em qualquer outro negócio, porém a resiliência e dedicação em se profissionalizar nesta área, pode ser muito rentável e totalmente possível a qualquer pessoa, desde uma pessoa com pouco ou nenhum recurso, como grandes empresários que vêem nessa oportunidade, a liberdade que outros segmentos não proporciona. Sejam bem vindos a uma vida com mais qualidade!